Confetam mobiliza servidores para adesão à Plataforma Política para as eleições 2024

Publicado: 20 Agosto, 2024 - 11h55

Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) está mobilizando servidores e sindicatos em todo o país para aderirem à sua plataforma política. A proposta defende a retomada dos direitos retirados, especialmente a revogação das reformas trabalhistas e previdenciária, e o fortalecimento dos processos de democracia direta e participativa.

A presidenta em exercício da Confetam/CUT, Cícera Batista, enfatizou a importância da adesão dos sindicatos à plataforma, que se tornou essencial para discutir as demandas dos servidores nos municípios. "A plataforma é uma ferramenta organizativa que orienta as discussões nas cidades, nas escolas, nos bairros. É fundamental que os trabalhadores, mesmo aqueles que não estão concorrendo a cargos, se envolvam nesse debate sobre a administração pública", afirmou Cícera.

Um dos pontos mais importantes da plataforma é a carta compromisso, que será apresentada aos candidatos e candidatas para firmar o compromisso com os direitos dos servidores e com a luta sindical. Segundo Cícera, essa carta é "um elemento primordial para garantir que haverá diálogo entre os sindicatos e os futuros gestores municipais".

Já a secretária de Assuntos Jurídicos da Confetam/CUT, Silvana Piroli, destacou que o processo eleitoral é um momento decisivo para os servidores municipais. "É nas eleições que se discute o futuro do serviço público, desde a saúde e educação até a sustentabilidade das cidades. Por isso, é fundamental que os sindicatos e servidores adiram à plataforma e participem ativamente desse debate", disse Silvana.

Ela também ressaltou a importância de políticas públicas que valorizem os servidores, como a realização de concursos e a defesa de um serviço público de qualidade. "O que está em jogo nessas eleições é o futuro do serviço público e dos profissionais que o compõem", concluiu.

A Confetam/CUT está convocando os sindicatos filiados a aderirem à plataforma política, buscando ampliar o debate sobre a gestão municipal e garantir que as demandas dos trabalhadores do serviço público sejam atendidas. Com isso, espera-se que a plataforma se torne uma referência nas discussões eleitorais em todo o país, fortalecendo a luta por uma gestão pública mais justa e eficiente.

Link para baixar a Plataforma Política.