Professores encerram greve após governo negar atender todas as demandas da categoria

Publicado: 25 Junho, 2024 - 17h02 | Última modificação: 25 Junho, 2024 - 17h09

Escrito por: Nathan Gomes

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
notice

Após cerca de 60 dias de paralisação, professores de universidades e institutos federais de educação chegaram a um acordo com o governo federal, pondo fim à greve da educação. O termo de acordo, negociado intensamente ao longo do último fim de semana em Brasília, será oficialmente assinado na próxima quarta-feira, dia 26 de junho.

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o retorno às atividades se inicia na segunda-feira, 24 de junho, com previsão de normalização completa até o dia 3 de julho.

Em nota oficial, o Andes-SN afirmou que a decisão pela assinatura do acordo se deu após a sistematização dos resultados das assembleias realizadas pelos estados entre os dias 17 e 21 de junho. A entidade destacou que, embora as propostas do governo não tenham atendido plenamente suas demandas, o movimento grevista foi encerrado considerando os avanços conquistados durante as negociações.

A proposta final apresentada pelo governo inclui um reajuste linear de 9,2% elevado para 12,8% até 2026. Esse aumento será dividido em 9% a partir de janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, compensando a ausência de reajuste para o ano de 2024 devido a restrições orçamentárias.

O Andes-SN ressaltou que, apesar do encerramento da greve, o movimento não encerra a luta por melhorias adicionais e está pronto para seguir em outras frentes de reivindicação.