Governo Lula se prepara para negociar reforma administrativa este ano
A ideia é evitar que o governo seja "atropelado" pelo parlamento na discussão.
Publicado: 19 Janeiro, 2024 - 09h36
Escrito por: Thiago Marinho
Segundo informações do colunista Valdo Cruz, da Globonews, diante dos sinais enviados pelo Congresso, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se prepara para negociar uma possível reforma administrativa a partir da retomada dos trabalhos do Legislativo, em fevereiro.
A ideia é evitar que o governo seja "atropelado" pelo parlamento na discussão. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer abraçar a aprovação dessa reforma – que também conta com apoio no Senado.
Conforme assessores de Lula, se o governo não negociar, o Congresso vai aprovar sua versão da reforma mesmo assim. A proposta em tramitação é do governo Jair Bolsonaro e não tem apoio do PT.
Ministros do atual governo dizem que não vai ser suficiente o governo simplesmente fazer oposição ao texto e tentar barrá-lo. Na atual composição do Congresso, mais conservadora e liberal, o tema tem apoio amplo.
Na campanha em 2022, Lula chegou a prometer uma reforma administrativa para fazer frente a críticas do então candidato à reeleição Jair Bolsonaro.
“Estamos na luta para que possamos barrar essa reforma administrativa criada pelo governo fascista de Jair Bolsonaro. As centrais sindicais precisam ser ouvidas e iremos pra cima contra a PEC 32”, destacou Jucélia Vargas, presidenta da Confetam.
Com informações da Globonews