Evento debate os desafios e perspectivas da educação pública e organização sindical
Publicado: 30 Outubro, 2024 - 16h09
Escrito por: Nathan Gomes
Nesta terça-feira (29), começou em Fortaleza o Seminário Internacional da Educação, promovido pela Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), reunindo cerca de 300 representantes de sindicatos, educadores e pesquisadores de países falantes da língua portuguesa e da América Latina. O evento, que se estende até quarta-feira, dia 30, busca fortalecer a cooperação entre os países na busca por um modelo educacional mais inclusivo e de qualidade.
Com o tema “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, o seminário acontece paralelamente à reunião dos ministros de Educação do G20, e discute questões fundamentais, como a valorização dos profissionais da educação e o papel transformador da educação na sociedade.
A presidenta da CONFETAM/CUT, Jucélia Vargas, destacou a importância desse evento. “Estamos aqui discutindo educação de qualidade, não apenas para o Brasil, mas também para vários outros países do mundo. Em novembro, no G20, levaremos a educação como uma prioridade. Não há desenvolvimento sem educação de qualidade e sem a valorização dos profissionais da educação”, destacou.
O evento também marca os 25 anos da CPLP-SE, reforçando a trajetória de lutas por uma educação pública acessível e de qualidade.