Diretores da Confetam realizam debate sobre o piso da enfermagem e GCM`s em Quixadá

Publicado: 20 Junho, 2024 - 16h12 | Última modificação: 21 Junho, 2024 - 15h18

Escrito por: Nathan Gomes

notice

Nesta quinta-feira (20), em Quixadá, no Ceará, ocorreram dois encontros simultâneos organizados pela Confetam em parceria com o Sindsep. No Auditório da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Cidadania, guardas civis municipais participaram de uma importante conversa sobre a relação entre a Guarda Civil Municipal e os Direitos Humanos. Paralelamente, no Auditório do Sindsep, enfermeiros e enfermeiras discutiram o piso da enfermagem e a regularização da jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Com a presença do secretário de Comunicação e Imprensa da Confetam, Célio Vieira, também Guarda Civil Municipal em São Bernardo do Campo (SP), a discussão abordou a garantia dos direitos humanos no contexto das práticas da Guarda Municipal. Foi destacada a importância das leis e das boas práticas para assegurar a integridade e o respeito aos cidadãos. Vieira enfatizou a necessidade de capacitação contínua e de uma atuação ética e respeitosa, além de defender a inclusão das Guardas Municipais no artigo 144 da Constituição Federal.

Na mesma manhã, ocorreu uma roda de conversa com Silvana Piroli, Secretária de Assuntos Jurídicos da Confetam/Conatram e servidora municipal de Caxias do Sul (RS). Silvana destacou a importância de lutar pelo piso da enfermagem e discutiu as necessidades da área da saúde, enfatizando a valorização dos profissionais que atuam no SUS. Para ela, a organização sindical desempenha um papel crucial na valorização dos serviços públicos municipais, declarando que "serviço público é o que fazemos".

Além dos dirigentes do Sindsep, estiveram presentes no evento o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Cidadania de Quixadá, Armstrong Braga Ferreira, e Eunice Lopes, presidente da Fetam-SP e dirigente da Confetam.