Defesa da previdência pública e solidária é carro-chefe da Campanha Salarial da Confetam/CUT
Entidade confirma presença na Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora e convoca servidores das prefeituras a organizarem atos nos municípios no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública
Publicado: 13 Fevereiro, 2019 - 15h50
Escrito por: Déborah Lima
Promover um seminário nacional sobre os impactos da reforma previdenciária de Bolsonaro, participar do relançamento da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional em Defesa da Previdência Social e da Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais para às 10 horas desta quarta-feira (20), Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública e contra o Fim da Aposentadoria. Essas foram as principais deliberações da primeira reunião de 2019 da direção nacional ampliada da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), realizada nesta terça-feira (12), em São Paulo.
A decisão de combater a reforma sinalizada pelo governo de ultradireita e de priorizar a luta em defesa da previdência pública e solidária foi fruto do debate de lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais, realizado na véspera da reunião da diretoria da Confetam/CUT. "Esse será o carro chefe da Campanha Salarial 2019. A defesa do direito à aposentadoria e da Previdência Social está no centro da luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo dos Municipais", reforçou Vilani Oliveira, presidenta da entidade.
Na próxima quarta (20), a Confetam/CUT estará na Praça da Sé, em São Paulo, para representar os servidores públicos municipais na Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora. A entidade orienta as 17 federações estaduais filiadas a também enviarem representantes à atividade. Para os 842 sindicatos da categoria, que juntos representam mais de 1,4 milhão de trabalhadores de prefeituras de todo o país, a orientação é de que promovam em seus municípios atos públicos locais ou regionais no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência e da Aposentadoria.
Divulgação dos prejuízos e agenda de luta
Paralelamente ao seminário sobre os impactos da reforma da previdência, a entidade produzirá material de divulgação para subsidiar o debate e a sensibilização da população dos municípios sobre os prejuízos causados pelas mudanças nas regras para aposentadoria, como o aumento da idade, do tempo mínimo de serviço para o recebimento do benefício integral, e a instituição de um regime de capitalização individual que levará milhões de trabalhadores brasileiros à penúria.
Na agenda de lutas, a abertura da solenidade de relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência está marcada para às 9 horas do dia 20 de março, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Após a relançamento, previsto para às 11 horas, deputados, senadores, representantes das centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos, associações nacionais e outras entidades presentes se unem num grande ato político contra a reforma da previdência do governo de extrema direita. O programa de atividades continua às 14 horas com seminário e palestras.
Os dirigentes da Confetam/CUT também definiram a data da 8ª Plenária Nacional da entidade, marcada para os dias 9, 10 e 11 de agosto, em Florianópolis. Para planejar a atividade, foi instituída uma comissão organizadora, formada pela presidente Vilani Oliveira, o vice-presidente Misael Borges, a secretária-geral Jucélia Vargas, o secretário de Relações Internacionais, Assis Filho, e o diretor executivo Vlamir Lima representando as correntes Esquerda Popular Socialista (EPS) e O Trabalho, respectivamente.
Foi discutida ainda a participação da Confetam na 4ª Conferência Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 27 a 31 de maio, em Belo Horizonte (MG). Foram definidos os nomes da presidenta, do secretário de Relações Internacionais, e da secretária de LGBT, Sueli Adriano, para representar a entidade.
Financiamento da defesa dos trabalhadores
Também na pauta da reunião da diretoria da Confetam, a prestação de contas da entidade relativa ao ano de 2018 foi apresentada pela secretária de Finanças, Paula Leite. Ela fez uma explanação sobre a situação financeira da entidade e alertou para o impacto causado pelo fim do imposto sindical.
A dirigente apelou às entidades para que se mantenham em dia com as contribuições repassadas à CUT, sem as quais o Ramo dos Municipais não disporá de recursos suficientes para patrocinar a luta em defesa da categoria.
Agende-se
Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora
Quarta-feira, dia 20 de fevereiro, às 10h
Praça da Sé - São Paulo
Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública e contra o Fim da Aposentadoria
Atos públicos nos estados
Clique aqui para baixar o jornal produzido pelas centrais sindicais
Clique para entrar no evento do dia 20/2 no Facebook e confirmar presença
Relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social
8h30 - Coletiva de imprensa
9h - Abertura
11h - Relançamento da Frente
Ato político
14h Seminário
Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados - Brasília