MENU

Confetam realiza seminário sobre Reforma Tributária

Confetam promoveu o seminário o “Reforma Tributária para quem? Servidores municipais debatem a proposta”.

Publicado: 24 Agosto, 2023 - 09h45

Escrito por: Thiago Marinho

Confetam/CUT
notice

No começo da noite desta quarta (23/08), em formato on-line, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) promoveu o seminário o “Reforma Tributária para quem? Servidores municipais debatem a proposta”.

O seminário contou com a abertura da secretária-adjunta da Confetam, Luba Melo. “Esse assunto para nós servidores municipais é de suma importância principalmente por uma tributação mais justa entre ricos e pobres”, ressaltou a dirigente.

Segundo Dão, tributar os mais ricos é uma ação de extrema urgência. “É preciso tributar mais, quem tem mais capacidade económica e mais recursos, através de uma tributação maior sobre renda e patrimônio, e tributar menos sobre o consumo. O nosso sistema tributário é exatamente o contrário, há muitos anos. O Instituto Justiça fiscal defende a bandeira de que é necessária uma modificação estrutural do sistema tributário brasileiro, através da tributação sobre as altas rendas e sobre os grandes patrimônios”, declarou.

O coordenador de Justiça Fiscal e Comércio da ISP, Gabriel Casnati, lembrou a importância de sensibilizar cada vez mais a sociedade civil e movimentos sindicais a lutar pela promoção de justiça fiscal, para melhor financiar e garantir o acesso à serviços públicos de qualidade.

“A ISP identifica a justiça fiscal como principal pauta para ações, por ser um tema que permeia todas as lutas do mundo sindical, na América Latina, onde os pobres pagam muitos mais impostos que os ricos. Injustiça fiscal é um problema compartilhado pelos países latino. Há total inércia política ao não modificar os sistemas tributários”, afirmou.

O seminário foi finalizado pela presidenta da Confetam, Jucélia Vargas. “A população brasileira precisa de melhores serviços de saúde pública, devendo ter o devido tratamento na Reforma Tributária”, finalizou.