MENU

Confetam presente em seminário contra a Reforma Administrativa

O evento aconteceu no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, reunindo parlamentares, especialistas, representantes do governo e entidades sindicais para debater os impactos da proposta.

Publicado: 09 Julho, 2025 - 09h47

Escrito por: Alison Marques

notice

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participou nesta terça-feira (8/7), em Brasília, do seminário “A Reforma Administrativa”, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. O evento aconteceu no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, reunindo parlamentares, especialistas, representantes do governo e entidades sindicais para debater os impactos da proposta de reestruturação do Estado brasileiro.

Com atuação destacada na luta em defesa do serviço público e dos direitos dos servidores municipais, a Confetam soma forças às demais entidades e movimentos que alertam para os riscos da chamada Reforma Administrativa. A proposta, que volta a ganhar espaço com a instalação de um Grupo de Trabalho (GT) na Câmara dos Deputados, é vista com preocupação por fragilizar vínculos, reduzir direitos e abrir caminho para a privatização dos serviços públicos.

A programação do seminário inclui palestras de nomes importantes como José Celso Cardoso Júnior, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); Márcia Abrahão Moura, ex-reitora da Universidade de Brasília; e Neuriberg Dias, analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Também estão previstos debates abertos ao público e encaminhamentos para a unificação de ações em defesa do serviço público.

Coordenada pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público atua desde 2007 com o objetivo de proteger os direitos dos servidores e garantir a qualidade dos serviços prestados à população. A entidade tem reforçado a necessidade de mobilização permanente, especialmente frente a tentativas de retomada de propostas já amplamente rejeitadas pela sociedade, como a PEC 32.

Para a Confetam, a participação em espaços como esse é fundamental para garantir que a voz dos servidores municipais seja ouvida no Congresso Nacional. A entidade seguirá mobilizada, atuando em articulação com a CUT, centrais sindicais e movimentos populares para impedir retrocessos e fortalecer um projeto de Estado que valorize o funcionalismo e ofereça serviços públicos universais e de qualidade à população.