Confetam participa da Oficina Mulheres e Brics/NBD
As participantes discutirão a integração do movimento de mulheres do Brasil com os projetos de desenvolvimento do bloco econômico
Publicado: 16 Agosto, 2017 - 14h34
Escrito por: Déborah Lima
Líderes feministas de todo o Brasil, entre elas a secretária de Mulheres do Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Ozaneide de Paulo, participam hoje, em São Paulo, da Oficina Mulheres e Brics/NBD - Novo Banco de Desenvolvimento. O objetivo é articular um número maior de entidades brasileiras em torno da agenda do Brics - grupo político de cooperação entre o Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul -, e do NBC - o banco de desenvolvimento do Brics.
A reunião também conta com a presença de integrantes do Grupo de Trabalho de Gênero da Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip) que já se encontravam na Capital Paulista para participar da reunião do GT.
Integração das mulheres aos fóruns do Brics
As participantes saberão como se dá a interface entre organizações da sociedade civil e movimentos sociais com o banco de desenvolvimento do bloco econômico, e a integração das mulheres nesses processos e nos fóruns do Brics.
Essas questões serão debatidas a partir do estudo do texto base "Sociedade civil e o Novo Banco de Desenvolvimento: aonde estamos e para onde vamos?". A partir do documento de apoio para oficina, serão articuladas estratégias de incidência dos segmentos socias organizados no Brasil na política de gênero do NBD.
Agenda
A cúpula do Brics se reúne em setembro na cidade de Xiamen, na China. No mês seguinte, de 25 a 26 de outubro, em Xangai, será a vez reunião da sociedade civil com o NBC.
Confira o programa da Oficina Mulheres e Brics/NBD
13:00 – 14:00
Diálogo 1 - Os BRICS: Histórico e desafios para as mulheres
Graciela Rodriguez (EQUIT) e Alice Amorim (GIP)
Participação da sociedade civil e das mulheres no processo BRICS
Desenvolvimento e Gênero. Papel do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS
O BRICS Feminist Watch e as oportunidades e demandas de articulações internacionais
14:30 – 15:00
Diálogo 2 - Bancos de Desenvolvimento e o NBD
Maria Elena Rodriguez (BPC)
Bancos públicos de financiamento. Foco no NBD: desenvolvimento de infraestrutura sustentável e energias renováveis Perspectivas de incidência no NBD
16:00 – 16:40
Diálogo 3 - Impactos nas mulheres nas políticas energéticas e dos megaprojetos
Antonia Melo (Xingu Vivo) e Ligia Alves Viana
Consequências da barragem de Belo Monte
Caso parques eólicos no Ceará
16:40 -17:20
Debate final - Qual o interesse das mulheres no NBD e na agenda dos BRICS?
Financiamento das políticas de superação das desigualdades de gênero? Políticas do cuidado para o desenvolvimento? Outras?
Estratégias do feminismo em relação ao NDB