Confetam participa de audiência sobre a Convenção 190

Publicado: 15 Junho, 2023 - 15h07

Confetam/CUT

Na tarde desta quinta-feira (15), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), participa em Brasília (DF), na Câmara dos Deputados da Audiência Pública para debater sobre a proposta de ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento é uma realização da Internacional de Serviços Públicos (ISP) e tem o apoio da Confetam/CUT.

A violência e o assédio no trabalho têm sérios custos sociais e econômicos para indivíduos e famílias e em todas as sociedades, incluindo custos com serviços públicos, perda de renda e produtividade.

A Convenção 190 da OIT reconhece o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio, incluindo violência e assédio baseados em gênero.

A C190 também reconhece que as mulheres, assim como outras pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, estão em maior risco e pede a adoção de uma abordagem inclusiva, integrada e sensível ao gênero para prevenir e acabar com todas as formas de violência e assédio no trabalho.

“Para tornar esse direito uma realidade e não deixar ninguém para trás, precisamos que o Brasil e implemente a convenção 190. A ratificação ajudará a garantir uma vida digna e com respeito para todas as pessoas e contribuirá para promover o trabalho decente e promover a justiça social para todas a pessoas”, ressaltou Jucélia Vargas.