Confetam/CUT promove oficina de comunicação sindical para dirigentes da base
Publicado: 04 Setembro, 2024 - 12h25 | Última modificação: 05 Setembro, 2024 - 09h20
Escrito por: Nathan Gomes
Na noite desta terça-feira (03), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) promoveu uma oficina de comunicação sindical, via plataforma ZOOM, com o objetivo de aprimorar a comunicação e fortalecer a relação entre os dirigentes da base da entidade. Em um mundo cada vez mais digital, a iniciativa visou capacitar os dirigentes na utilização estratégica e eficaz das redes sociais, sites e outras ferramentas digitais. A formação foi conduzida pela Couture Comunicação e focou no uso das mídias digitais na atuação sindical, ressaltando a importância da presença online das entidades.
O encontro foi mediado por Célio Vieira, secretário de Comunicação e Imprensa da Confetam/CUT, e contou com a participação de dirigentes de entidades de base, federações e sindicatos. Estiveram presentes, ainda, a presidenta em exercício, Cícera Batista, e a secretária de Comunicação da CUT, Maria Aparecida Faria, que ressaltou a importância da oficina. "É fundamental que as entidades promovam oficinas como essa para suas bases e assim avançar na luta no campo da comunicação, da comunicação digital", destacou Maria.
Célio Vieira enfatizou a relevância da comunicação para o movimento sindical. "A comunicação é a espinha dorsal de qualquer entidade sindical, sendo a ponte entre a base, os sindicatos e as federações. Nosso objetivo é fornecer informações de qualidade e continuar sendo uma referência no serviço público municipal. É esse patamar que queremos alcançar com nossas entidades filiadas, por isso a importância dessa oficina".
As redes sociais transformaram a forma como as pessoas se conectam, compartilham informações e se mobilizam em torno de causas sociais e políticas. No contexto sindical, essas plataformas são vistas como ferramentas essenciais para fortalecer a comunicação com a base e ampliar a visibilidade das pautas defendidas pelas entidades. Durante a oficina, Rafael Mesquita, jornalista e coordenador de projetos da Couture Comunicação, destacou que as mídias digitais são indispensáveis para sindicatos que desejam alcançar um público mais amplo e engajar seus membros de forma eficaz. Além disso, Rafael enfatizou a necessidade de as entidades ampliarem sua presença na internet através da criação de sites ou blogs próprios.
"As redes sociais permitem uma conexão direta e rápida com a base, assim como as ferramentas tradicionais, mas com uma visibilidade ampliada das pautas e uma capacidade de mobilização dos trabalhadores significativamente maior quando a comunicação é bem feita e direcionada", ressaltou Rafael.
A oficina proporcionou aos participantes tanto uma base teórica quanto orientações práticas sobre o uso das ferramentas digitais. Além de Rafael Mesquita, os instrutores Igor Thawen, designer e assessor de comunicação, e Nathan Gomes, jornalista e também assessor de comunicação da Couture, participaram da formação. Eles abordaram temas como a importância de coberturas jornalísticas, a manutenção de sites atualizados e técnicas para o envio eficiente de vídeos, fotos e dados para a imprensa e a base.
A formação também incluiu orientações sobre a produção de conteúdos relevantes e atraentes para as redes sociais, amplamente utilizadas pela população. A oficina não se limitou a discutir aspectos técnicos, mas enfatizou a necessidade de os dirigentes sindicais compreenderem a lógica e a dinâmica dessas plataformas para uma comunicação mais assertiva com seus públicos.
A necessidade de profissionalização dos dirigentes sindicais na área da comunicação foi um ponto destacado durante a oficina. A integração da técnica com a experiência dos dirigentes pode gerar uma comunicação ainda mais eficaz e alinhada com as necessidades da categoria.
O fortalecimento da comunicação digital nas entidades sindicais não apenas amplia a visibilidade das pautas, mas também contribui para a organização e unidade da base, elementos essenciais para a efetividade das lutas sindicais. Com a capacitação oferecida, a Confetam/CUT demonstra seu compromisso com a modernização das práticas sindicais, buscando sempre melhorar o alcance e a qualidade das suas ações em prol dos trabalhadores do serviço público municipal.