Confetam/CUT debate saúde indígena e Programa de Saúde do Trabalhador na MENNP - SUS

Publicado: 21 Agosto, 2024 - 13h24 | Última modificação: 21 Agosto, 2024 - 13h54

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participou de uma rodada de debates sobre a saúde indígena e a criação do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do SUS, nessa terça-feira (20), em Brasília, na Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS), fórum paritário que reúne gestores, prestadores de serviços e trabalhadores do SUS.

Irene Rodrigues, secretária de Políticas Públicas e Sociais da Confetam, destacou o compromisso da entidade com a defesa do SUS para todos, incluindo os trabalhadores da saúde indígena, que enfrentam condições precárias de trabalho. "Defendemos o SUS para todos com trabalhadores em condições dignas. Por isso, lutamos contra a precarização dos trabalhadores da saúde indígena", afirmou Irene. A Confetam reforçou a necessidade de garantir que esses profissionais tenham condições adequadas para desempenhar suas funções, o que é essencial para a qualidade do atendimento oferecido às populações indígenas.

Além disso, foi apresentada a minuta da proposta do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do SUS, tema considerado central pela Confetam no que se refere à valorização da categoria. Irene destacou que é fundamental que esse programa seja implementado o mais rápido possível e que atenda às reais necessidades dos trabalhadores. "A participação ativa dos trabalhadores na formulação dessas políticas é imprescindível para que sejam protagonistas na construção de um sistema que os beneficie diretamente", completou.

Durante um encontro, o secretário de Saúde do Trabalhador, Oldack Cezar, destacou a importância das discussões sobre a saúde indígena e a construção de uma carreira sólida no SUS. Oldack ressaltou que o debate principal girou em torno de melhorar as condições de atendimento às populações indígenas, tema que segue sendo prioritário para a entidade.

"A discussão é sobre fazer mais e melhor pela saúde indígena", afirmou Oldack, destacando a relevância do diálogo para garantir avanços nessa área. Ele também mencionou a apresentação da proposta do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador, apontando que o encontro foi muito produtivo.