Avança criação da Mesa do SUAS para diálogo permanente entre governo e sindicatos
Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUAS será um marco na luta por direitos trabalhistas.
Publicado: 07 Janeiro, 2025 - 10h36
Escrito por: Nathan Gomes
Nessa segunda-feira (06), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) e demais entidades sindicais participaram de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para debater a criação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro, realizado em Brasília e por meio de plataforma on-line, marca um passo significativo no fortalecimento do diálogo entre governo e trabalhadores, com foco na melhoria das condições de trabalho e no combate ao assédio nas unidades de atendimento.
Durante a reunião, o ministro destacou a relevância da Mesa como instrumento de valorização dos trabalhadores do SUAS e de qualificação do atendimento à população. “Nosso objetivo, com essa agenda junto à representação dos trabalhadores, é a implantação da Mesa Nacional de Negociação. Basearemos esse projeto no modelo já existente no SUS, que tem demonstrado eficiência”, afirmou Dias.
Jucélia Vargas, presidenta da Confetam, destacou a importância estratégica da iniciativa. “Foi uma atividade bastante importante porque a Mesa Nacional de Negociação do SUAS, a ideia é seguir os mesmos moldes da Mesa de Negociação do SUS, que é algo bastante importante para a gente, e depois se estender aos estados e municípios”, pontuou, reforçando o compromisso com a ampliação desse modelo para fortalecer o diálogo em todos os níveis da federação.
O secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, enfatizou a importância de incluir a voz dos trabalhadores na construção das políticas do SUAS. Segundo ele, a Mesa tratará de temas essenciais como jornada de trabalho, condições laborais e combate a todas as formas de assédio, assegurando um ambiente mais digno para servidores e um serviço mais humanizado para os cidadãos. “Essas questões são vitais para garantir a qualidade do atendimento nos CRAS, CREAS e Centros POP, que são a base do nosso sistema de assistência”, explicou.
A proposta da Mesa de Negociação busca replicar o modelo já consolidado no SUS, proporcionando um espaço permanente para debates e soluções que promovam avanços tanto para os profissionais quanto para os usuários do sistema.
A reunião contou com a participação de representantes do governo, incluindo a secretária-adjunta da Casa Civil, Carolina Tokarski, e a diretora de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rita Pinheiro. Pela sociedade civil e movimento sindical, marcaram presença lideranças de diversas entidades, como o Fórum de Articulação Nacional de Entidades Sindicais do SUAS (FANTSUAS), Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), Federação Nacional dos Assistentes Sociais (FENAS), e a própria Confetam, representada por sua presidenta, Jucélia Vargas.
A Confetam reforça seu compromisso com a luta pela valorização dos trabalhadores do SUAS e reconhece a criação da Mesa Nacional de Negociação como um marco para assegurar direitos, dignidade e melhores condições para quem constrói diariamente a política de assistência social no Brasil.
Com informações do MDS.