Aceleração da agenda de cortes em investimentos públicos é defendida por ministros

Publicado: 17 Junho, 2024 - 09h15

José Cruz/Agência Brasil

Após a devolução da medida provisória que visava limitar a compensação do PIS e da Cofins, o governo federal intensificará a agenda de revisão de gastos públicos. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciaram na última quinta-feira (13) que pretendem acelerar os trabalhos para o Orçamento de 2025.

"Hoje começamos a discutir o Orçamento de 2025 e a agenda de gastos. Vamos manter um ritmo intenso neste mês, pois em julho montamos a peça orçamentária e em agosto a enviamos ao Congresso Nacional. Estamos revisando amplamente o que pode ser feito para acomodar as várias demandas do Congresso e do Executivo, garantindo tranquilidade no próximo ano", afirmou Haddad.

O foco da revisão inclui despesas primárias, financeiras e gastos tributários, buscando reduzir impactos fiscais significativos. "Gasto primário, gasto tributário e gasto financeiro do Banco Central precisam ser revistos. Quanto mais esses três gastos caírem, melhor para o país", enfatizou o ministro da Fazenda.

Haddad cancelou um seminário com investidores no Rio de Janeiro para se reunir com Tebet, destacando o compromisso do Congresso em avançar com a agenda de revisão de gastos após as recentes discordâncias em relação à MP do PIS/Cofins.

"A agenda de revisão de gastos está ganhando cada vez mais força. Eu e a Simone temos discutido muito sobre isso. O Congresso está bastante comprometido com esse avanço", completou o ministro.