4º Congresso da Confetam começa nesta quarta-feira, em Beberibe
Com o tema “Superando desafios, protegendo direitos: a luta dos(as) municipais em tempos de ataques”, o encontro reunirá dirigentes sindicais de todo o país.
Publicado: 08 Abril, 2025 - 12h03
Escrito por: Alison Marques

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) realiza de 9 a 12 de abril de 2025, no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe/CE, o 4º Congresso Nacional da entidade, que este ano recebe o nome de Congresso Jocelio Drummond em homenagem a uma das grandes lideranças do sindicalismo municipal.
Com o tema “Superando desafios, protegendo direitos: a luta dos(as) municipais em tempos de ataques”, o encontro reunirá dirigentes sindicais de todo o país em um momento decisivo para os trabalhadores municipais, diante de sucessivos ataques aos direitos do funcionalismo público.
A presidenta da Confetam, Jucélia Vargas, destacou a importância do evento como espaço de construção política e fortalecimento da base. “Vivemos um período desafiador, em que os direitos do funcionalismo têm sido constantemente ameaçados. Este congresso é um momento de reafirmar nosso compromisso com os servidores e servidoras municipais, fortalecer nossa luta coletiva e projetar os próximos passos na defesa de um serviço público de qualidade e com valorização profissional”, destacou.
Além dos debates sobre a conjuntura política, o Congresso também será palco para a eleição da nova direção da entidade para o próximo período, além de homenagens e discussões estratégicas para o movimento sindical.
O credenciamento começa às 14h, desta quarta-feira, 09. Às 15h30, teremos o I Seminário Nacional, que terá como foco o trabalho, meio ambiente, transição justa e a ação política dos municipais. A abertura oficial, às 20h, será conduzida por Vilani de Souza Oliveira, secretária de Combate ao Racismo da Confederação, que destacará a importância do momento político e a força da mobilização dos(as) municipais. Em seguida, o evento prestará homenagem a Jocelio Drummond, referência na luta sindical e um dos fundadores da CONFETAM, que será o responsável pela palestra magna de abertura, abordando os 25 anos de trajetória da entidade e os atuais desafios do sindicalismo no Brasil.
Lideranças como Sérgio Nobre (CUT Nacional), Wil Pereira (CUT Ceará), Euan Gibb (ISP), além de representantes do DIEESE, do governo federal, parlamentares e dirigentes sindicais regionais, farão saudações destacando a relevância do Congresso e a luta pela valorização dos serviços públicos.
A presidenta da Confetam, Jucélia Vargas, encerrará a mesa de abertura com uma fala política que deverá reforçar o papel da entidade na defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as) municipais. A cerimônia abrirá oficialmente os trabalhos de um Congresso que se propõe a ser espaço estratégico de resistência, formação e mobilização diante dos desafios atuais.