17 de Maio - Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia
Neste mesmo dia, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde.
Publicado: 17 Maio, 2022 - 08h45
Escrito por: Thiago Marinho
Hoje, 17 de maio, é o Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia. Neste mesmo dia, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. A data é uma oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos dos homossexuais e da comunidade LGBTQIA+.
Segundo relatório produzido pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, o Brasil, pelo quarto ano consecutivo, é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+. O relatório também mostra que São Paulo é o estado que mais mata pessoas LGBTQIA+. Foram 42 mortes violentas no ano passado, ante 29 em 2020, e 21 em 2019.
Em relação às capitais, São Paulo também é a recordista. Em 2021, foram 13 mortes violentas no município. Seguida de Salvador, com 11 mortes, e empate nas capitais de Manaus e Rio de Janeiro, ambas com 8 mortes violentas.
Respeitar a diversidade é defender o direito à igualdade. Importante é o amor que une e a liberdade de amar quem quiser.
Ame, viva e seja livre!