Serviço Público de Todas as Cores

Escrito por: • Publicado em: 06/11/2014 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 06/11/2014 - 00:00

Enfrentamento à homofobia
Localização
Trios
Outras informações:
GRAB – (85) 3226.6761
FETAMCE – (85) 3226.1788

Título: Servidores municipais realizarão campanha educativa na 15ª Parada pela Diversidade Sexual, Conteúdo: Com o tema “Serviço Público de Todas as Cores: construindo a igualdade de oportunidades através do combate à homofobia, ao racismo e à violência contra a mulher” a Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) apresenta sua campanha de mobilização e discussão da diversidade sexual, dentro da programação da 15ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que será realizada no 16 de novembro de 2014, na Av. Beira Mar. Neste ano, o destaque fica para o trio elétrico da Fetamce na atividade e para a presença de servidores municipais de 156 cidades do Ceará, que realizarão mobilização educativa contra a homofobia. A Parada está no calendário oficial de Fortaleza e do Estado do Ceará, através de leis aprovadas por solicitação do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e é coordenada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), ONG que atua há 25 anos nas lutas sociais pelos Direitos Humanos. O evento vai de encontro com um dos principais focos da Fetamce, que é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática, fraterna e sustentável. Na oportunidade, a Federação irá levar a todos o debate sobre as questões que envolvem desde o direito à livre orientação sexual, como também as formas de garantia desta cidadania. “Os servidores municipais mergulham, assim, no universo cultural e político e trazem à memória de todos os embates contra o preconceito. É também oportunidade de lembrar os mais de 30 anos de ações pela diversidade sexual no Brasil”, enfatiza Rafael Fernandes, secretário LGBT da Fetamce. Enfrentamento à homofobia Mais uma vez o foco principal da Parada é o fim da violência contra a população LGBT. Segundo a ONG Grupo Gay da Bahia, em 2013, o número de assassinatos de homossexuais chegou a pelo menos 312 — o que corresponde a uma morte a cada 28 horas. Em 2014, o número de mortes já atinge 216. A região com mais casos é o Nordeste, que concentra 43% dos crimes. Assim sendo, a homofobia pode ser classificada como um crime de ódio, podendo e devendo ser punida; mas, antes de tudo, combatida. Porém, a questão não é tipificada como crime no Brasil, mas pode tornar-se, caso o Congresso Nacional aprove proposta nesse sentido. Em 2006, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 5003/01, que criminaliza a homofobia. Atualmente, a proposta está no Senado (PLC 122/06), onde tramita em conjunto com a Reforma do Código Penal (PLS 236/12). Localização A Parada terá o mesmo local dos anos anteriores, ou seja, a Avenida Beira-Mar, com concentração às 13h, em frente à barraca do Joca e saída às 15h, em direção ao aterro da Praia de Iracema. O encontro faz alusão ao Dia Mundial do Orgulho Gay e LGBT, que é uma das datas políticas dos movimentos sociais LGBT. O Seminário temático da Parada acontecerá na quarta-feira, 12 de novembro, à tarde, no teatro SESC Emiliano de Queiroz e a Feira Mix e Exposição LGBT voltam à Praça do Ferreira e ocorrerão nos dias 13 e 14 de novembro. Trios 09 (nove) trios elétricos estão pré-inscritos, tendo o prazo até esta sexta-feira, 07 de novembro, para confirmar a participação na Parada. Outras informações: GRAB – (85) 3226.6761 FETAMCE – (85) 3226.1788