Servidores de Itapipoca iniciam greve e param as ruas da cidade

Escrito por: • Publicado em: 18/07/2014 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 18/07/2014 - 00:00

Acompanhe a programação da greve:
Dia: 18/06/2014 (Sexta-feira)
1. Adesivação nos locais de trabalho;
2. Visita aos meios de comunicação da cidade;
Dia 21/07/2014 (Segunda-feira):
1. Assembleia / Participação da banda de lata da FACEDI na praça da matriz.
Fonte: FETAMCE

Título: Servidores de Itapipoca iniciam greve e param as ruas da cidade, Conteúdo: Os servidores de Itapipoca realizaram na manhã de ontem (17/06) assembleia na sede do sindicato que ratificou o indicativo definido também em assembleia na última segunda-feira de realizar greve entre os trabalhadores da educação e profissionais com salário mínimo municipal. Logo após a assembleia, que contou com presença massiva de servidores da cidade, os trabalhadores saíram em passeata, parando as ruas de Itapipoca para denunciando a intransigência do executivo municipal, que não atendeu a reivindicação da classe. Os grevistas pleiteiam reajuste adicional de 4,9% para os professores, de forma a alcançar o índice de 13,22%, valor consolidado do crescimento do valor-aluno do Fundeb, mecanismo de variação salarial da categoria, definido pela Lei Nacional do Piso do Magistério. Itapipoca havia reajustado o piso conforme índice inicialmente apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), de 8,32%, ainda assim sem aplicar o retroativo salarial, que incluiria os meses de janeiro, fevereiro e março, que segue também como instrumento de reivindicação. Os profissionais do magistério reivindicaram ainda a universalização da política da reserva de um terço da carga-horária dos professores para planejamento e atividades extraclasse, conforme a Lei do Piso. O executivo municipal havia pactuado com o Sindsep a implantação do “um terço”, porém, incorporou a política educacional apenas em algumas escolas, ferindo a legislação. A pauta do movimento inclui, por fim, a proposta de reajuste dos demais servidores que ganham próximo ao salário mínimo, para que tenham benefício reajustado para o valor de R$ 750,00. Uma nova assembleia ficou convocada para a próxima segunda (21/07) e vai avaliar os rumos do movimento. Acompanhe a programação da greve: Dia: 18/06/2014 (Sexta-feira) 1. Adesivação nos locais de trabalho; 2. Visita aos meios de comunicação da cidade; Dia 21/07/2014 (Segunda-feira): 1. Assembleia / Participação da banda de lata da FACEDI na praça da matriz. Fonte: FETAMCE