Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Quintino Severo, secretário nacional de Finanças da CUT, é eleito por unanimidade presidente do CODEFAT

Representante dos trabalhadores assume frente do Conselho para o período 2013-2015

Escrito por: • Publicado em: 19/08/2013 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 19/08/2013 - 00:00

O secretário nacional de Administração e Finanças da CUT, Quintino Severo, é o novo presidente do CODEFAT – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador para a gestão 2013-2015. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (14), em Brasília.
Quintino foi eleito por unanimidade pelos membros do Conselho, que tem caráter tripartite (governo, trabalhadores e empresários) e paritário.
A eleição para o Conselho funciona de forma rotativa. Há quatro anos um representante da bancada dos trabalhadores não assumia o cargo, até então, ocupado por Sérgio Vidigal, secretário de políticas públicas de emprego do Ministério do Trabalho e, anteriormente, por representante dos empresários.
Segundo Severo, as prioridades para o período são: fortalecer o CODEFAT e o Sistema Nacional de Emprego (SINE) – além da qualificação profissional, demanda que, segundo o dirigente, também será prioritária em sua gestão.
Ainda hoje, o Conselho se reúne para debater o reajuste do seguro-desemprego e a o orçamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para próximo ano.
SOBRE O CODEFAT
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT é um órgão Colegiado, de caráter tripartite e paritário, composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo, que atua como gestor do FAT.
O CODEFAT é composto de dezoito (18) membros e respectivos suplentes, assim definidos:
- Seis representantes dos trabalhadores
- Seis representantes dos empregadores
- Seis representantes do governo
FAT
O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT é um fundo especial classificado, de acordo com o Decreto nº 93.872/86, como de natureza contábil, por ser constituído de disponibilidades financeiras evidenciadas em registros contábeis e, de natureza financeira, por estar autorizado a efetuar movimentação de recursos, gerando receitas financeiras.
O objetivo principal do FAT é promover o custeio do Programa do Seguro-Desemprego, o Pagamento do Abono-Salarial, financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico e Programas de Geração de Emprego e Renda, por intermédio das Instituições Financeiras Oficiais Federais.
A principal fonte de recursos do FAT é proveniente das contribuições para o Programa de Integração Social - PIS e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.
Fonte: CUT Nacional

Título: Quintino Severo, secretário nacional de Finanças da CUT, é eleito por unanimidade presidente do CODEFAT, Conteúdo: O secretário nacional de Administração e Finanças da CUT, Quintino Severo, é o novo presidente do CODEFAT – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador para a gestão 2013-2015. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (14), em Brasília. Quintino foi eleito por unanimidade pelos membros do Conselho, que tem caráter tripartite (governo, trabalhadores e empresários) e paritário. A eleição para o Conselho funciona de forma rotativa. Há quatro anos um representante da bancada dos trabalhadores não assumia o cargo, até então, ocupado por Sérgio Vidigal, secretário de políticas públicas de emprego do Ministério do Trabalho e, anteriormente, por representante dos empresários. Segundo Severo, as prioridades para o período são: fortalecer o CODEFAT e o Sistema Nacional de Emprego (SINE) – além da qualificação profissional, demanda que, segundo o dirigente, também será prioritária em sua gestão. Ainda hoje, o Conselho se reúne para debater o reajuste do seguro-desemprego e a o orçamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para próximo ano. SOBRE O CODEFAT O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT é um órgão Colegiado, de caráter tripartite e paritário, composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo, que atua como gestor do FAT. O CODEFAT é composto de dezoito (18) membros e respectivos suplentes, assim definidos: - Seis representantes dos trabalhadores - Seis representantes dos empregadores - Seis representantes do governo FAT O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT é um fundo especial classificado, de acordo com o Decreto nº 93.872/86, como de natureza contábil, por ser constituído de disponibilidades financeiras evidenciadas em registros contábeis e, de natureza financeira, por estar autorizado a efetuar movimentação de recursos, gerando receitas financeiras. O objetivo principal do FAT é promover o custeio do Programa do Seguro-Desemprego, o Pagamento do Abono-Salarial, financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico e Programas de Geração de Emprego e Renda, por intermédio das Instituições Financeiras Oficiais Federais. A principal fonte de recursos do FAT é proveniente das contribuições para o Programa de Integração Social - PIS e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP. Fonte: CUT Nacional



Informativo CONFETAM

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.