Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Publicação da ISP orienta como sindicatos podem utilizar os diferentes espaços da OIT

Internacional de Serviços Públicos apresenta o “Guia Prático para a Ação Sindical na Organização Internacional do Trabalho”

Escrito por: ISP • Publicado em: 18/12/2020 - 09:02 Escrito por: ISP Publicado em: 18/12/2020 - 09:02

OIT

O “Guia Prático para a Ação Sindical na Organização Internacional do Trabalho” foi concebido com o objetivo de trazer elementos práticos aos/às dirigentes das organizações sindicais afiliadas à Internacional de Serviços Públicos de Interamérica para planejar seu trabalho sindical nos distintos espaços de denúncia, queixa e ação política que este organismo das Nações Unidas possui.

Este “Guia Prático para a Ação Sindical na Organização Internacional do Trabalho” constitui uma ferramenta fundamental para o exercício da tarefa sindical no âmbito internacional. Não se trata de uma peça acadêmica, ainda que contenha informação, qualidade e precisão, mas foi concebido com o objetivo de trazer elementos práticos aos/às dirigentes das organizações sindicais afiliadas à Internacional de Serviços Públicos da Interamérica para planejar seu trabalho sindical nos distintos espaços de denúncia, queixa e ação política que a Organização Internacional do Trabalho possui.

Faça o download do guia abaixo:

Como nos detalha o professor Carlos Ledesma neste trabalho, a OIT é o único organismo multilateral do sistema das Nações Unidas que funciona com uma estrutura tripartite, na qual os mandantes – Governos, Empregadores e Trabalhadores – tomam decisões baseadas no “diálogo social” e a dinâmica de funcionamento se alimenta da criação de insumos - denúncias e propostas - que são discutidas em cada uma das instâncias pelos atores sociais.

A Internacional de Serviços Públicos tem uma estratégia global e regional em relação à OIT, sustentada no apoio a suas afiliadas, na potencialização de suas ações e na amplificação de sua voz nos cenários internacionais máximos, com a força da solidariedade sindical e o maior grau de representação que tem uma organização com mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em mais de 200 países ao redor do planeta.

Este Guia é um instrumento para que as afiliadas possam aproveitar plenamente a tarefa que a ISP vem realizando na Organização Internacional do Trabalho, constituindo um pilar fundamental da ação que exerce nossa Federação Sindical Internacional no conjunto do movimento sindical, na busca permanente por justiça social e igualdade.

* Trecho da “Apresentação” do Guia, por Marcelo Di Stéfano, membro do Comitê Executivo Regional da ISP (IAMREC)

Título: Publicação da ISP orienta como sindicatos podem utilizar os diferentes espaços da OIT, Conteúdo: O “Guia Prático para a Ação Sindical na Organização Internacional do Trabalho” foi concebido com o objetivo de trazer elementos práticos aos/às dirigentes das organizações sindicais afiliadas à Internacional de Serviços Públicos de Interamérica para planejar seu trabalho sindical nos distintos espaços de denúncia, queixa e ação política que este organismo das Nações Unidas possui. Este “Guia Prático para a Ação Sindical na Organização Internacional do Trabalho” constitui uma ferramenta fundamental para o exercício da tarefa sindical no âmbito internacional. Não se trata de uma peça acadêmica, ainda que contenha informação, qualidade e precisão, mas foi concebido com o objetivo de trazer elementos práticos aos/às dirigentes das organizações sindicais afiliadas à Internacional de Serviços Públicos da Interamérica para planejar seu trabalho sindical nos distintos espaços de denúncia, queixa e ação política que a Organização Internacional do Trabalho possui. Faça o download do guia abaixo: Como nos detalha o professor Carlos Ledesma neste trabalho, a OIT é o único organismo multilateral do sistema das Nações Unidas que funciona com uma estrutura tripartite, na qual os mandantes – Governos, Empregadores e Trabalhadores – tomam decisões baseadas no “diálogo social” e a dinâmica de funcionamento se alimenta da criação de insumos - denúncias e propostas - que são discutidas em cada uma das instâncias pelos atores sociais. A Internacional de Serviços Públicos tem uma estratégia global e regional em relação à OIT, sustentada no apoio a suas afiliadas, na potencialização de suas ações e na amplificação de sua voz nos cenários internacionais máximos, com a força da solidariedade sindical e o maior grau de representação que tem uma organização com mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em mais de 200 países ao redor do planeta. Este Guia é um instrumento para que as afiliadas possam aproveitar plenamente a tarefa que a ISP vem realizando na Organização Internacional do Trabalho, constituindo um pilar fundamental da ação que exerce nossa Federação Sindical Internacional no conjunto do movimento sindical, na busca permanente por justiça social e igualdade. * Trecho da “Apresentação” do Guia, por Marcelo Di Stéfano, membro do Comitê Executivo Regional da ISP (IAMREC)



Informativo CONFETAM

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.