Por unanimidade, chapa liderada por Vilani é eleita no 5º Congresso

Mostrando o empenho no diálogo, com muita persistência e determinação, a nova direção da CONFETAM para próximo triênio contempla todas as correntes políticas da Confederação.

Escrito por: • Publicado em: 27/05/2013 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 27/05/2013 - 00:00

Texto: José Vital - TEIA DIGITAL

Título: Por unanimidade, chapa liderada por Vilani é eleita no 5º Congresso, Conteúdo: Ainda pela tarde o plenário reiniciou os trabalhos com votação de resoluções que foram apresentadas em apoio aos direitos de funcionários públicos municipais e de suas representações sindicais que, em inúmeros municípios, enfrentam a prepotência de governantes avessos à negociação aberta e transparante com os dirigentes sindicais combativos da confederação cutista. Ao mesmo tempo, todos os delegados faziam o registro de suas participações nos documentos oficiais e legais para a plena legitimidade dos resultados do Congresso. Na sequência, o debate sobre alterações e aprimoramentos no Regimento Interno da CONFETAM. Com inúmeras intervenções para defender quais as secretarias que devem atuar até a paridade entre mulheres e homens foram votados em cada mudança proposta, com aprovação geral por unanimidade para o novo Regimento (que em breve estará disponível no site). Mensagem especial aos congressistas foi encaminhada por Rosa Pavanelli, Secretária Geral Mundial da ISP - Internacional do Serviço Público que, através de vídeo saudou a luta da CONFETAM e a confiança que os sindicalistas de todo o mundo tem na CUT nos combates contra o neoliberalismo, onde o Brasil é referência pela busca de caminhos próprios e originais, com respeito e valorização às conquistas da classe trabalhadora. Para conduzir as lutas pela consolidação da CONFETAM no período 2013 a 2016 foi apresentada pela presidenta Graça Costa uma chapa resultado do diálogo de muitas horas entre as lideranças das tendências sindicais. Para liderar este desafio a indicada foi a Professora Vilani, liderança de Maracanaú, cidade da região metropolitana de Fortaleza, Ceará. Em discurso emocionado, Graça Costa agradeceu o apoio de todos em seu período de presidenta da Confederação, destacando o crescimento da representatividade e também os novos desafios para a melhor atuação política, administrativa, financeira e de comunicação para consolidar a CONFETAM. Também sua plena confiança na experiência e determinação de Vilani para dar continuidade aos avanços sindicais necessários para a unidade do movimento dos servidores municipais de todo o Brasil. Agradeceu o apoio decisivo à FETAMCE para que o Congresso pudesse ser realizado em Beberibe, no Ceará, com grande colaboração da Federação nos trabalhos organizativos e de recepção aos mais de 300 delegados participantes, em um local extremamente agradável. Agora com dedicação plena à sua participação na Executiva Nacional da CUT, Graça reafirma que sempre estará disponível e em sincronia com a luta dos servidores municipais e da CONFETAM. Marcando a despedida e boas lembranças de todos ficou registrado o carinho e a generosidade com que a delegação do Ceará dedicou cantando uma música de Ítalo e Reno sobre as belezas e o orgulho de ser cearense. Texto: José Vital - TEIA DIGITAL