Pelotas (RS): Assembleia de agentes comunitários de saúde aponta reivindicações

Reunidos em assembleia geral na manhã do dia (29), os Agentes Comunitários de Saúde apontaram uma série de reivindicações específicas da categoria.

Escrito por: • Publicado em: 02/07/2012 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 02/07/2012 - 00:00

Fonte: SIMP - Sindicato dos Municipários de Pelotas

Título: Pelotas (RS): Assembleia de agentes comunitários de saúde aponta reivindicações, Conteúdo: A assembleia, que teve a presença de mais de cem servidores ocorreu no auditório da Asufpel, foi promovida pelo Sindicato dos Municipários. Conforme informação do presidente do Sindicato dos Municipários, Duglas Lima Bessa, os Agentes Comunitários de Saúde, que desde a realização de seleção pública passaram a integrar o quadro de servidores do Município e, portanto, a ser representados pelo Simp, lotaram o auditório da Asufpel. “Foram inúmeras as dificuldades apontadas por estes servidores para o desempenho de suas atribuições, desde a falta de estrutura para o trabalho até casos de assédio moral com ameaças de advertência”, salienta Duglas. Na assembleia foi feito relato da reunião que ocorreu na quinta-feira a tarde, entre a direção do Simp, integrantes da comissão representativa dos agentes de saúde, procuradoria do município, secretaria de Administração e a secretária de Saúde, Arita Bergmann, que teve como tema principal a reivindicação da inclusão destes servidores no pagamento do incentivo aos integrantes do programa Estratégia de Saúde da Família. “A desculpa da Administração Municipal para não incluir estes servidores no pagamento do incentivo foi o de que não há tempo hábil para enviar projeto de lei à Câmara, pelas limitações impostas nos prazos previstos pela Legislação Eleitoral. Ocorre que esta reivindicação fez parte da pauta da data-base dos municipários, apresentada em março”. Criticando a postura do Governo, Duglas Lima Bessa lembra que para apresentar 17 projetos na Câmara Municipal, dentre eles inúmeros de contratações emergenciais no final do prazo a Administração conseguiu tempo, mas para discutir e encaminhar esta demanda dos Agentes Comunitários de Saúde a alegação foi a de que não houve prazo hábil. Ao final da assembleia foram elencadas diversas reivindicações, que serão fundamentadas por uma comissão de agentes comunitários a serem apresentadas aos candidatos a prefeito de Pelotas na forma de compromisso com os servidores. O Simp estará realizando diversas outras assembleias setoriais com o mesmo objetivo de apontar reivindicações específicas dos diferentes setores e secretarias da Prefeitura. Fonte: SIMP - Sindicato dos Municipários de Pelotas