Negociação coletiva no setor público

Escrito por: • Publicado em: 28/05/2013 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 28/05/2013 - 00:00
Caderno de formação >> Clique para baixar o caderno em PDF
Título: Negociação coletiva no setor público, Conteúdo: Caderno de formação >> Clique para baixar o caderno em PDF Este caderno é o resultado de uma série de trabalhos desenvolvidos entre a parceria das entidades CUT (FETAM-SP, CONFETAM e CNTSS) e a central sindical da Espanha Comisiones Obreras (CC.OO ), que financiaram entre 2010 e 2012 atividades para a formação de dirigentes sindicais. O objetivo do caderno é fazer os dirigentes refletirem sobre os aspectos da negociação coletiva no setor público e exercitar suas habilidades através dos exercícios propostos, focando em temas específicos como: gênero, questão étnica/racial e saúde do trabalhador. Participaram deste processo aproximadamente 120 companheiros e companheiras de onze estados brasileiros, principalmente São Paulo, além de representantes das centrais do Uruguai, Argentina e Chile, países envolvidos no mesmo projeto. A estrutura do caderno é composta por: apresentação, Introdução, sete capítulos e vários anexos. É um trabalho bem completo, mas ao mesmo tempo comprometido com uma didática que pode ser aplicada em qualquer sindicato. Quem acompanhar a leitura poderá interagir e praticar algumas importantes etapas de negociação. O avanço da organização do sindicalismo no setor público, em especial na negociação coletiva, é um desafio que exige inúmeras iniciativas, da qual o projeto e este caderno são uma singela contribuição nesta caminhada. Espero que a leitura seja prazerosa e dê uma contribuição importante na sua ação sindical.