Mulheres saem às ruas no 8 de Março contra os retrocessos do governo Bolsonaro

Mobilizações marcam o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, em várias cidades do país.

Escrito por: Agência PT • Publicado em: 07/03/2019 - 15:17 • Última modificação: 07/03/2019 - 16:46 Escrito por: Agência PT Publicado em: 07/03/2019 - 15:17 Última modificação: 07/03/2019 - 16:46

FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL .

A proposta de "reforma" da Previdência, o aumento da militarização, a criminalização dos movimentos sociais, a política de "entreguismo" dos recursos naturais que afeta a soberania nacional são alguns dos pontos pautados por movimentos e pela Marcha Mundial das Mulheres. As manifestações também vão protestar contra o machismo, a violência de gênero, a desigualdade, o racismo e o preconceito contra pessoas LGBTs.

O assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), caso ainda sem solução quase um ano após o crime, será destaque na marcha que acontece em Fortaleza (CE) sob a bandeira "Somos todas Marielles".

Na cidade de São Paulo, a partir das 16h, no Masp, e em Campinas, às 16h, no Largo do Rosário, os atos têm como lema "Mulheres contra Bolsonaro! Vivas por Marielle, em Defesa da Previdência, por Democracia e Direitos". A mesma bandeira de luta ganha espaço também nas cidades de Natal, Mossoró e Parelhas, no Rio Grande do Norte.

O recente crime da Vale, em Brumadinho (MG) é alvo no protesto de Belo Horizonte (MG) que destaca "O lucro não Vale a vida" chamando a atenção para o passivo ambiental deixado no estado pela ganância das mineradoras. Na Paraíba e em Pernambuco, as mulheres reforçam a luta contra o avanço dos interesses conservadores e neoliberais com o mote "Democracia, Reforma da Previdência e perda de direitos".

Reconhecimento e homenagens

Na edição desse ano, em que 18 personalidades serão premiadas, 14 delas são mulheres negras. Todas reconhecidas pelo trabalho e ações que "empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade".

Baixe os materiais aqui: http://bit.ly/2IVlduN

Sergipe
8 de março, 9h – Em frente a empresa Alma Viva, Aracaju

8 de março, 19h - No Coreto da Praça de Canindé de São Francisco