FETAM/RN discute com sindicatos panorama dos municípios

Trabalhadores relatam dificuldades com avanço da Covid-19 e falta de compromisso de prefeitos com direitos dos servidores

Escrito por: FETAM/RN • Publicado em: 15/05/2020 - 15:56 Escrito por: FETAM/RN Publicado em: 15/05/2020 - 15:56

Reprodução da Internet

Título: FETAM/RN discute com sindicatos panorama dos municípios, Conteúdo: A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) discutiu com seus sindicatos associados os reflexos da crise causada pela pandemia da Covid-19 no cotidiano das cidades e os reflexos na vida das pessoas e dos trabalhadores. O debate aconteceu na tarde desta quinta-feira, 14/5, de forma remota e discutiu dois pontos básicos: conjuntura dos municípios do RN e impacto do PL de ajuda financeira a Estados e municípios no servidor público. Os presidentes de entidades sindicais que participaram da reunião fizeram relatos da situação epidemiológica nas cidades, mostrando o avanço da doença nos municípios e a precariedade na rede hospitalar para atender às demandas sempre crescentes. Para eles, a crise provada pela pandemia também tem afetado as finanças das prefeituras, com reflexos diretos nos servidores públicos municipais. Muitas prefeituras ainda não pagaram o reajuste do piso do magistério. Para a maioria dos debatedores, porém, alguns prefeitos utilizam a crise injustificadamente para negar e reconhecer direitos e conquistas da classe trabalhadora. “Um exemplo disso é o pagamento da correção salarial do reajuste do piso docente que está em vigor desde janeiro e até agora muitas prefeituras não cumpriram”, ressalta o professor Francisco de Assis Gomes Filho, presidente da FETAM/RN. Os líderes sindicais disseram esperar que o socorro financeiro que está chegando a Estados e municípios ajude a aliviar os cofres das prefeituras e os chefes do Executivo possam honrar os compromissos com os trabalhadores. Entre os encaminhamentos está a manutenção de reuniões periódicas para avaliação da situação, e a realização de lives com debates de temas relacionados aos impactos da crise provocada pela pandemia da Covid-19 a vida das pessoas em geral e dos trabalhadores em especial.