Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

CUT-SP realizará encontro sobre Combate ao Racismo

Dirigentes se reúnem na próxima semana para avaliar os rumos e desafios sobre a questão racial

Escrito por: • Publicado em: 03/11/2014 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 03/11/2014 - 00:00

A Secretaria de Combate ao Racismo da CUT São Paulo promove encontro estadual nos dias 6 e 7 de novembro, em evento no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. O objetivo é discutir, entre outros temas, os rumos e desafios da CUT em relação à paridade de gênero com recorte de raça nas instâncias da Central, bem como uma avaliação sobre o espaço aos negros/as nos cargos de poder conquistados na última eleição.
“Temos discutido muito a questão da paridade, que é fundamental na Central, mas é preciso debater como a medida se dará em relação ao recorte racial e de que forma as mulheres negras estão inseridas nesse processo”, afirma Rosana Aparecida da Silva, secretária estadual de Combate ao Racismo da CUT-SP.
No encontro também será feito um balanço das ações sindicais na questão racial. Pesquisa com dados do Dieese divulgada em julho último, na 14ª Plenária Nacional da CUT, revelou que os negros e pardos são 64,2% na direção nacional da Central e 65,8% na direção das Estaduais. Entretanto, o mesmo levantamento apontou as dificuldades na implementação de políticas de igualdade racial e de combate à discriminação nos locais de trabalho.
“Os negros e mulheres são maioria entre os dirigentes cutistas. Por isso, queremos discutir em que cargos estão e qual atuação sindical têm”, completa a dirigente.
Além dos debates, a abertura do evento terá um coquetel dançante no Café dos Bancários, com a participação do cantor e percussionista Crespo.
Confira a programação e participe enviando sua inscrição previamente no e-mail racial@cutsp.org.br. Outras informações no fone (11) 2108-9178.
Programação
Dia 6/11 (quinta)
16h - Recepção e credenciamento dos participantes
17h - Abertura
20h - Coquetel dançante no Café dos Bancários com o cantor e percussionista Crespo
Dia 07/11 (sexta)
9h - Recepção e credenciamento dos participantes
9h30 – Retrospectiva da questão racial: “Pensar 30 anos da CUT”
10h30 - Cotas: serviços públicos e experiências (Seppir/PR e Prefeitura de São Paulo)
12h30 - Almoço
14h - Debate sobre a população negra nos cargos, paridade de gênero dentro da Central e apresentação de dados do Dieese com estatísticas sobre a população negra
16h - Avaliação 17h - Encerramento
Encontro Estadual de Combate ao Racismo da CUT São Paulo
Data: 6 e 7 de novembro de 2014
Local: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
Rua São Bento nº 413 – Centro – São Paulo - SP
Inscrições: racial@cutsp.org.br - Informações: (11) 2108-9178

Título: CUT-SP realizará encontro sobre Combate ao Racismo, Conteúdo: A Secretaria de Combate ao Racismo da CUT São Paulo promove encontro estadual nos dias 6 e 7 de novembro, em evento no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. O objetivo é discutir, entre outros temas, os rumos e desafios da CUT em relação à paridade de gênero com recorte de raça nas instâncias da Central, bem como uma avaliação sobre o espaço aos negros/as nos cargos de poder conquistados na última eleição. “Temos discutido muito a questão da paridade, que é fundamental na Central, mas é preciso debater como a medida se dará em relação ao recorte racial e de que forma as mulheres negras estão inseridas nesse processo”, afirma Rosana Aparecida da Silva, secretária estadual de Combate ao Racismo da CUT-SP. No encontro também será feito um balanço das ações sindicais na questão racial. Pesquisa com dados do Dieese divulgada em julho último, na 14ª Plenária Nacional da CUT, revelou que os negros e pardos são 64,2% na direção nacional da Central e 65,8% na direção das Estaduais. Entretanto, o mesmo levantamento apontou as dificuldades na implementação de políticas de igualdade racial e de combate à discriminação nos locais de trabalho. “Os negros e mulheres são maioria entre os dirigentes cutistas. Por isso, queremos discutir em que cargos estão e qual atuação sindical têm”, completa a dirigente. Além dos debates, a abertura do evento terá um coquetel dançante no Café dos Bancários, com a participação do cantor e percussionista Crespo. Confira a programação e participe enviando sua inscrição previamente no e-mail racial@cutsp.org.br. Outras informações no fone (11) 2108-9178. Programação Dia 6/11 (quinta) 16h - Recepção e credenciamento dos participantes 17h - Abertura 20h - Coquetel dançante no Café dos Bancários com o cantor e percussionista Crespo Dia 07/11 (sexta) 9h - Recepção e credenciamento dos participantes 9h30 – Retrospectiva da questão racial: “Pensar 30 anos da CUT” 10h30 - Cotas: serviços públicos e experiências (Seppir/PR e Prefeitura de São Paulo) 12h30 - Almoço 14h - Debate sobre a população negra nos cargos, paridade de gênero dentro da Central e apresentação de dados do Dieese com estatísticas sobre a população negra 16h - Avaliação 17h - Encerramento Encontro Estadual de Combate ao Racismo da CUT São Paulo Data: 6 e 7 de novembro de 2014 Local: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região Rua São Bento nº 413 – Centro – São Paulo - SP Inscrições: racial@cutsp.org.br - Informações: (11) 2108-9178



Informativo CONFETAM

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.