Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

CUT promove seminário para discutir 30 anos de luta pela equidade racial

Nas próximas segunda (29) e terça-feiras (30), a Central Única dos Trabalhadores, por meio da Secretaria de Combate ao Racismo, promove no centro de São Paulo o seminário “30 anos de CUT e a Luta pela Equidade Racial.”

Escrito por: • Publicado em: 29/04/2013 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 29/04/2013 - 00:00

Veja transmissão ao vivo aqui.
O principal tema do encontro será a aplicação da Lei 10.693/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas até o ensino médio, mas, após uma década, ainda encontra resistência para ser cumprida.
Para a secretária de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Nogueira, a medida é fundamental para formar cidadãos que não compactuem com a discriminação.
“Esse seminário serve para apontar a importância de assumirmos, de fato, a defesa dessa lei para que daqui a alguns anos tenhamos pessoas educadas a repudiar e não repetir atitudes racistas ainda presentes em nossa sociedade”, afirma.
O encontro fará ainda um balanço da luta da Central pela igualdade e apontará ações de sindicatos cutistas nesse campo.
A programação cultural inclui também a participação do escritor cubano Carlos Moore, autor de publicações sobre o negro em diferentes sociedades, que lança a obra “Racismo e Sociedade”.
SEMINÁRIO 30 ANOS DA CUT E A LUTA PELA EQUIDADE RACIAL
Dias 29 e 30 abril
Comfort Hotel
(Rua Araújo, 141 – Centro – São Paulo)
DIA 29 DE ABRIL
9h
Mesa de Abertura
Secretário Geral da CUT – Sérgio Nobre
Secretário Especial de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo – José de Paula Neto
10h45
Conferência de Abertura: Relações África e Brasil – Refletindo sobre o passado e construindo o futuro
Conferencista: Prof. Carlos Moore
Medição – Secretário Geral da CUT: Sérgio Nobre
12h30 às 14h
Almoço
14h
Debatendo os 10 anos da LDB alterada pela Lei 10.639/03
Fórum da Diversidade de São Paulo – Professora Marialândia Frasão
Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – Professora Cida Bento
Diretora da SECAD/MEC – Professora Macé Maria Evarista dos Santos
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Mediação – Diretora Executiva da CUT Nacional – Rosana de Deus
17h
Informativo da III CONAPIR
18h
Atividade Cultural
Coquetel e Lançamento do Livro do escritor cubano Carlos Moore
DIA 30 DE ABRIL
9h
Mesa 30 anos da CUT e de luta pela equidade racial
Confederação Nacional dos Metalúrgicos – Christiane Aparecida dos Santos//Daniel Calazans
Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Andrea de Vasconcelos
Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) – Ramatis Jacino
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – Marco Antonio Soares
Mediação – Secretário Nacional da Juventude da CUT – Alfredo Santos Júnior
11h às 12h
Homenagem aos 30 anos de luta da CUT na questão racial
15h
Fios e resistências objetivas e subjetivas na implementação da Lei 10.639/03 – Planejando as ações
Secretária Nacional de Combate ao Racismo – Maria Júlia Reis Nogueira
Medição – Antonio Carlos Malachias (Billy)
16h
Formação dos Grupos e Encerramento do Seminário
Fonte: CUT Nacional

Título: CUT promove seminário para discutir 30 anos de luta pela equidade racial, Conteúdo: Veja transmissão ao vivo aqui. O principal tema do encontro será a aplicação da Lei 10.693/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas até o ensino médio, mas, após uma década, ainda encontra resistência para ser cumprida. Para a secretária de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Nogueira, a medida é fundamental para formar cidadãos que não compactuem com a discriminação. “Esse seminário serve para apontar a importância de assumirmos, de fato, a defesa dessa lei para que daqui a alguns anos tenhamos pessoas educadas a repudiar e não repetir atitudes racistas ainda presentes em nossa sociedade”, afirma. O encontro fará ainda um balanço da luta da Central pela igualdade e apontará ações de sindicatos cutistas nesse campo. A programação cultural inclui também a participação do escritor cubano Carlos Moore, autor de publicações sobre o negro em diferentes sociedades, que lança a obra “Racismo e Sociedade”. SEMINÁRIO 30 ANOS DA CUT E A LUTA PELA EQUIDADE RACIAL Dias 29 e 30 abril Comfort Hotel (Rua Araújo, 141 – Centro – São Paulo) DIA 29 DE ABRIL 9h Mesa de Abertura Secretário Geral da CUT – Sérgio Nobre Secretário Especial de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo – José de Paula Neto 10h45 Conferência de Abertura: Relações África e Brasil – Refletindo sobre o passado e construindo o futuro Conferencista: Prof. Carlos Moore Medição – Secretário Geral da CUT: Sérgio Nobre 12h30 às 14h Almoço 14h Debatendo os 10 anos da LDB alterada pela Lei 10.639/03 Fórum da Diversidade de São Paulo – Professora Marialândia Frasão Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – Professora Cida Bento Diretora da SECAD/MEC – Professora Macé Maria Evarista dos Santos Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Mediação – Diretora Executiva da CUT Nacional – Rosana de Deus 17h Informativo da III CONAPIR 18h Atividade Cultural Coquetel e Lançamento do Livro do escritor cubano Carlos Moore DIA 30 DE ABRIL 9h Mesa 30 anos da CUT e de luta pela equidade racial Confederação Nacional dos Metalúrgicos – Christiane Aparecida dos Santos//Daniel Calazans Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Andrea de Vasconcelos Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) – Ramatis Jacino Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – Marco Antonio Soares Mediação – Secretário Nacional da Juventude da CUT – Alfredo Santos Júnior 11h às 12h Homenagem aos 30 anos de luta da CUT na questão racial 15h Fios e resistências objetivas e subjetivas na implementação da Lei 10.639/03 – Planejando as ações Secretária Nacional de Combate ao Racismo – Maria Júlia Reis Nogueira Medição – Antonio Carlos Malachias (Billy) 16h Formação dos Grupos e Encerramento do Seminário Fonte: CUT Nacional



Informativo CONFETAM

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.