Ágora destaca exposição de trabalhadores a riscos de saúde

Edição 10 da revista do Sismuc também destaca período eleitoral e política

Escrito por: Manoel Ramires • Publicado em: 15/09/2016 - 13:50 • Última modificação: 15/09/2016 - 20:09 Escrito por: Manoel Ramires Publicado em: 15/09/2016 - 13:50 Última modificação: 15/09/2016 - 20:09

. .

Título: Ágora destaca exposição de trabalhadores a riscos de saúde, Conteúdo: A edição número dez da revista Ágora – a revista dos trabalhadores – chega ao Sismuc e melhores sindicatos e movimentos sociais a partir desta terça-feira, dia 13. A reportagem de capa aborda a exposição de trabalhadores a agentes químicos, físicos e biológicos. Isso é conhecido como insalubridade. A reportagem de Carolina Goetten e Pedro Carrano visitou o Cemitério Municipal do Água Verde, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), zoonose e Laboratório Municipal para descrever os riscos a esses trabalhadores no dia a dia. A revista também destaca reportagem fotográfica assinada por Leandro Taques e Gustavo Henrique Vidal sobre o Circo da Democracia que passou por Curitiba trazendo um novo conceito de debate público e político sobre os problemas do país. Vidal ainda entrevistou o economista Cid Cordeiro sobre Orçamento Participativo. Ágora ainda contou com as participações de Joaquim Eduardo e Paula Paudilha. Os idealizadores do projeto Terra Sem Males colaboraram com “Águas para Vida”, reportagem fotográfica sobre atingidos por barragens e sobre o avanço do neoliberalismo da América Latina. No campo das reportagens, Manolo Ramires trata do financiamento e contratação no Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná. Opinião qualificada também tem espaço na edição 10. Neste período eleitoral, a promotora do Ministério Público do Paraná, Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, alerta que 30% das crianças do Brasil não tem vagas em creche. Já em coordenadas sindicais, Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese, chama atenção para a jornada de trabalho em disputa no cenário nacional. Tema parecido, em comportamento, o Dieese também mostra que 2016 tem sido ano difícil para negociações salariais. Em nossas sessões de opinião e colunas se discute a plataforma eleitoral dos municipais, o cartoon “ironiza” a democracia empresarial, o termo “presidenta” ou “presidente” é alvo do “Ponto de Vista” e a privatização de estatais está em destaque no “Radar da Luta”. Ainda tem a coluna de Pedro Elói sobre poesia de Leminski e nosso Ulisses Galetto discutindo a promessa do “1% para a cultura”. Ágora é edita pela Ctrl S, sob o comando de Kelly Sumeck. É uma produção do Sismuc, coordenado em sua comunicação por Soraya Zgoda e de forma geral por Irene Rodrigues.