Comunicação sindical terá destaque no Congresso Nacional da CUT

22/08/2017 - 17:09

Referendado pelo Coletivo Nacional de Comunicação, o projeto do novo Portal da CUT será apresentado no Congresso Extraordinário da Central

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participou, nos dias 8 e 9 de agosto, da reunião do Coletivo Nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizada na sede da entidade, em São Paulo. Representada pela secretária de Comunicação e Imprensa, Cícera Batista, pelo secretário de Igualdade Racial, Paulo Freitas, e pela assessora de Comunicação, Déborah Lima, a Confetam/CUT contribuiu com o debate sobre a reformulação do Portal da CUT e sua vinculação com os sites das 27 estaduais e mais de 50 entidades orgânicas à entidade. 

Principal pauta da reunião, o projeto do novo portal foi apresentado aos participantes pelo secretário nacional de Comunicação da CUT, Roni Barbosa. Ele destacou que a iniciativa é estratégica no processo de resistência dos trabalhadores aos ataques do governo ilegítimo de Michel Temer. Roni avaliou que o movimento sindical cutista está fragmentado na internet e a comunicação da CUT isolada. Daí a necessidade da construção coletiva de um veículo que some a audiência de todos os portais cutistas e aprofunde as discussões relativas ao mundo do trabalho. "Precisamos organizar um novo sistema de comunicação da Central para reagir ao golpe, que veio para nos massacrar". 

O dirigente denunciou os ataques à internet livre e convocou dirigentes e jornalistas sindicais a reagirem à limitação do alcance da imprensa sindical por meio da integração dos sites de entidades cutistas ao novo Portal da CUT. "A ideia é dar acesso a muito mais informação no mesmo local, fugindo da fragmentação e concentrando os conteúdos produzidos num único endereço eletrônico. O projeto é disponibilizar mais informações e produzir conteúdo jornalístico a partir da visão da classe trabalhadora", explicou o secretário nacional de Comunicação da CUT.

Investir em reportagem para disputar o público

Convidado para a mesa de debates sobre "A comunicação da classe trabalhadora e a convergência digital", o sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), pesquisador de cibercultura e integrante da Comunidade do Software Livre, enfatizou que o novo portal precisa concentrar audiência e dialogar com diversos públicos. "É preciso desenvolver uma nova política para falar com a base, com o gamer, com o nerd, com o apreciador de futebol e de política". 

Segundo Sérgio Amadeu, a ideia do portal é correta por pretender concentrar o tráfego e as atenções na rede. Mas para atingir esses objetivos, investir no bom jornalismo é fundamental. "Para disputar o público, tem de ter reportagem e não só a opinião do dirigente sindical", enfatizou. 

Mais que atingir novos públicos via internet, o secretário adjunto de Comunicação da CUT Nacional, Greg Ferro, defendeu uma proposta ousada: influenciar os grandes veículos de comunicação. "Precisamos pautar a mídia", assinalou. A assessora de Comunicação da Confetam/CUT avalia que a proposta é viável, desde que as entidades invistam na produção de pautas de interesse público. "A cobertura da Marcha dos Municipais do Ceará de 2015 ocupou uma página inteira do jornal mais tradicional do Estado graças ao enfoque de relevante interesse social dado à atividade pela assessoria de comunicação", exemplificou Déborah Lima, que defende a ampliação da cobertura da imprensa sindical para além das questões corporativas.

Para contribuir com a profissionalização da comunicação sindical, a CUT produziu um Manual de Redação contendo regras de padronização e qualificação da produção jornalística. Ainda em construção, o texto do Manual foi socializado com os participantes da reunião. Também foi distribuído o texto "Comunicação na perspectiva da classe trabalhadora e a convergência digital", um resumo da proposta do novo portal que prevê a organização do conteúdo por editorias. A assessora de Comunicação da Confetam/CUT sugeriu a divisão das equipes de reportagem de acordo com a expertise de cada jornalista e a realização de reuniões de pauta, nas quais seriam discutidos os assuntos a serem abordados na semana que se inicia e avaliadas as matérias produzidas na semana anterior.  

Fortalecer o FNDC e a luta pela criação de Conselhos

No segundo e último dia de debates, o público foi dividido em três grupos de trabalho para discutir a consolidação do projeto. "Nossas principais tarefas são adequar estados e ramos para caberem no projeto do novo Portal da CUT e mapear as ações de comunicação de nossas entidades sindicais", afirmou Greg Ferro.

Para ele, é fundamental estimular a participação das entidades e da juventude sindical nas atividades dos comitês do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e na luta pela criação dos Conselhos Estaduais de Comunicação. "Nossa tarefa é  investir na juventude, atingir os jovens trabalhadores e sensibilizar para mudanças. Este será o marco de um novo patamar na área da comunicação". 

O projeto do novo Portal da CUT será apresentado à Direção Executiva da CUT, antes de ser validado pelos delegados e delegados de todo o pais durante o Congresso Nacional da Central, agendado para os dias 28, 29, 30 e 31 de agosto, em São Paulo. Após a aprovação do projeto no Congresso, a versão final da proposta será encaminhada às entidades cutistas no início de setembro.