II Congresso Extraordinário da Confetam começa nesta quarta em SC

25/04/2016 - 16:25

Evento reunirá em Florianópolis cerca de 150 representantes de 17 Estados de todo o Brasil

Começa nesta quarta-feira (27), em Florianópolis (SC), o II Congresso Extraordinário da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT). Com o tema “Lutando por um Brasil melhor e pelo ramo dos servidores municipais”, o evento prossegue até sexta-feira (29), na Escola de Formação Sindical Sul.

O Congresso reunirá delegados das 17 Federações filiadas à Confetam – AL, BA, CE, ES, MA, MS, MG, PB, PE, PI, PR, RN, RS, RO, SC, SP e SE -, além de observadores, convidados e representantes das direções nacional e estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), somando cerca de 150 participantes.

Os impactos da terceirização

A abertura oficial do evento está marcada para às 18 horas da quarta-feira, seguida da Conferência Magna “Os impactos da terceirização no mundo do trabalho”, às 19 horas, com o senador Paulo Paim (PT/RS), a secretária de Relações do Trabalho da CUT Brasil Graça Costa, e a economista Marilane Teixeira, do Fórum contra a Terceirização.

No manhã do dia seguinte, às 8 horas, será feita a leitura e aprovação do Regimento Interno do Congresso, seguida de Análise de Conjuntura, às 9 horas, com o economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, que enfocará a “Crise econômica e política no Brasil: uma disputa de hegemonia de classes”.

Seminário Justiça Fiscal

À tarde, às 14 horas, será a vez da representante da Internacional de Serviços Públicos (ISP/Brasil), Leandra Perpétuo, e do diretor do Instituto de Justiça Fiscal, Dão Real Pereira dos Santos, ministrarem o Seminário Nacional “Justiça Fiscal, Desenvolvimento e Investimento Público – Controle social, medidas contra a evasão fiscal e a corrupção”. Depois do seminário, Leandra apresentará a Campanha Justiça Fiscal da ISP, com o lançamento de cartilha sobre o tema.

Ao final do dia, às 17h30, ocorrerão os lançamentos da Plataforma da Confetam para as Eleições de 2016, da Revista Xapuri, da Revista F – Iguais nas Diferenças, publicação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Muncipal do Ceará (Fetamce), e da cartilha do “Sofri um Acidente de Trabalho: e agora?”, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo (SindServ).

Reforma da Previdência

A última mesa de debates está marcada para às 8h30 da sexta-feira (29), com o tema “Reforma da Previdência: ampliação ou restrição de direitos?”, que será abordado pelo advogado Ludimar Rafanhim, especialista em Previdência. A Plenária Final do Congresso está marcada para às 13h30, seguida do ato de encerramento, marcado para às 16 horas.

Confira o programa do II Congresso Extraordinário da Confetam

27 de abril – Quarta-feira

17 às 20h – Credenciamento

17h30 – Coffee break

18h – Abertura oficial

19h – Conferência Magna “Os impactos da terceirização no mundo do trabalho”, com o senador Paulo Paim (PT/RS), a secretária de Relações do Trabalho da CUT Brasil Graça Costa, e a economista Marilane Teixeira, do Fórum contra a Terceirização

21h30 - Jantar

28 de abril – Quinta-feira

8h30 às 14h – Credenciamento

8h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

9h – Análise de conjuntura “Crise econômica e política no Brasil: uma disputa de hegemonia de classes”, com o economista Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo

12h30 – Almoço

14h – Seminário Nacional “Justiça Fiscal, Desenvolvimento e Investimento Público – Controle social, medidas contra a evasão fiscal e a corrupção”, seguido de apresentação da Campanha Justiça Fiscal da ISP e lançamento de cartilha sobre o tema, com Leandra Perpétuo, da Internacional de Serviços Públicos (ISP/Brasil), e Dão Real Pereira dos Santos, diretor do Instituto de Justiça Fiscal

17h – Coffee break

17h30 – Lançamentos da Plataforma da Confetam para as Eleições de 2016, da Revista Xapuri, da Revista F – Iguais nas Diferenças, publicação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Muncipal do Ceará (Fetamce), e da cartilha do “Sofri um Acidente de Trabalho: e agora?”, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo (SindServ)

18h30 – Encerramento

20h – Jantar e Noite Cultural

29 de abril – Sexta-feira

8h30 – Mesa redonda “Reforma da Previdência: ampliação ou restrição de direitos?”, com o advogado Ludimar Rafanhim, especialista em Previdência

12h – Almoço

13h30 – Plenária

16h – Ato de encerramento

Serviço

II Congresso Extraordinário da Confetam
De 27 a 29 de abril de 2016
Escola de Formação Sindical Sul
Rua Luiz Boiteux Piazza, nº 4810, Florianópolis (SC)
Informações: presidencia@confetam.org.br/fetamsp@uol.com.br